Ansiedade

Sentir ansiedade ocasionalmente faz parte da vida, porém quando as preocupações e o medo se tornam frequentes, causando sofrimento e prejudicando as atividades diárias e a qualidade de vida, está indicada a consulta com o Psiquiatra para a sua avaliação e tratamento.

É um motivo muito comum de atendimento no consultório, uma vez que cerca de um terço da população irá apresentar um quadro de ansiedade com sofrimento significativo ao longo da vida.¹

A sintomatologia da ansiedade pode ser dividida em sintomas psicológicos e sintomas físicos:

SINTOMAS PSICOLÓGICOS

• Preocupação
  • Nervosismo
  • Ruminação
  • Medo
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração

SINTOMAS FÍSICOS

• Palpitações
  • Sensação de aperto no peito
  • Respiração ofegante ou falta de ar
  • Tensão muscular
  • Inquietude
  • Tremores
  • Náuseas
  • Sudorese
  • Tontura
  • Boca seca

CAUSAS

Fatores neurobiológicos e psicológicos, e por vezes uma combinação de ambos estão envolvidos em sua etiologia.

Fatores neurobiológicos incluem hipertireoidismo, arritmias, feocromocitoma, hipoglicemia, asma, embolia pulmonar e uso de medicações e substâncias, como corticosteróides, cafeína, anfetaminas e abstinência de álcool ou sedativos.

Estudos neurocientíficos também apontam causas genéticas e correlação entre o desequilíbrio de neurotransmissores e ansiedade, principalmente serotonina, noradrenalina e ácido gama-aminobutírico (GABA).²

Com frequência, os fatores psicológicos são desencadeados por eventos estressores, também chamado de gatilhos, ao longo da vida. Eventos estressores podem ocorrer no ambiente de trabalho, em relacionamentos afetivos, devido a perdas ou traumas com impacto emocional relevante.

APRESENTAÇÕES CLÍNICAS

Muitas vezes os sinais e sintomas da ansiedade possuem características específicas, sendo classificadas pela Psiquiatria em apresentações clínicas, dentre elas:

• Transtorno de Ansiedade Generalizada – Ansiedade e preocupações intensas e duradouras em relação a muitas situações e atividades rotineiras. Muitas situações são sentidas como ameaçadoras.
  • Transtorno de Ansiedade Social – Medo e ansiedade são desencadeados por situações sociais. Interação com outras pessoas levam a sentimentos de vergonha e preocupação em ser avaliado ou analisado de forma negativa.
  • Transtorno de Pânico – Ataques de pânico repetidos. Representado por sentimento de ansiedade e medo extremamente acentuados atingindo um pico em minutos, muitas vezes com sintomas de falta de ar e palpitações.
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Ansiedade que deriva de pensamentos indesejados e repetitivos (obsessões) levando a comportamentos recorrentes (compulsões) como lavar as mãos, contar, checagem, limpeza, na tentativa de prevenir as obsessões ou que elas desapareçam.
  • Fobias – Ansiedade importante de objetos e situações particulares, como por exemplo altura, avião, aranha, entre outros.

AVALIAÇÃO PELO PSIQUIATRA

É realizada avaliação clínica integrativa do padrão de sintomas apresentados por cada paciente, observando os aspectos biológicos, psicológicos, interpessoais, comportamentais, nutricionais e ambientais.

O Dr. Marcelo Trombka utiliza de forma rotineira a Escala de Ansiedade de Beck³ em cada consulta. Esta escala desenvolvida por Aaron Beck foi validada cientificamente para o Português e é globalmente aplicada para mensuração da intensidade e gravidade dos sintomas de ansiedade, oferecendo dados objetivos que auxiliam na avaliação inicial do quadro bem como na mensuração de sua evolução de acordo com o tratamento.

Quando necessário, são solicitados os exames complementares indicados (exames de sangue, neuroimagem, etc.). Clique AQUI e saiba mais como funciona o atendimento.

TRATAMENTO

Existem diversas modalidades terapêuticas eficazes para a ansiedade (saiba mais AQUI). Baseado nas melhores evidências científicas, o tratamento é definido de forma colaborativa, incluindo as preferências individuais na escolha das intervenções.

Alterações neurobiológicas, comportamentos e estilo de vida que possam estar envolvidos na etiologia do quadro são identificados e corrigidos. Tratamentos eficazes podem incluir a Psicofarmacologia, Psicoterapia e o Treinamento em Mindfulness (clique AQUI para saber mais).

REFERÊNCIAS

1 – Bandelow, B., & Michaelis, S. (2015). Epidemiology of anxiety disorders in the 21st century. Dialogues in clinical neuroscience, 17(3), 327–335

2- Olivier, J. D., Vinkers, C. H., & Olivier, B. (2013). The role of the serotonergic and GABA system in translational approaches in drug discovery for anxiety disorders. Frontiers in pharmacology, 4, 74.

3 – Beck, A. T., Epstein, N., Brown, G., & Steer, R. A. (1988). An inventory for measuring clinical anxiety: Psychometric properties. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 56(6), 893–897.

A insônia é um transtorno do sono extremamente comum, afetando cerca de 30% da população. Pode se manifestar pela dificuldade em pegar