Insônia e Higiene do sono

A insônia é um transtorno do sono extremamente comum, afetando cerca de 30% da população. Pode se manifestar pela dificuldade em pegar no sono, manter o sono ou acordar muito cedo e não conseguir dormir novamente.

Um sono adequado é fundamental para saúde física e mental. A insônia pode acarretar dificuldades de concentração, sonolência diurna, irritabilidade e também está associada com ansiedade e depressão. Não obstante, pode aumentar a pressão arterial e o risco para o desenvolvimento de diabetes.

A insônia é classificada como aguda ou crônica.

  • Aguda: Quando a dificuldade de dormir ou manter o sono ocorre mais que três vezes na semana por um período de uma semana até três meses.
  • Crônica: Quando a dificuldade de dormir ou manter o sono ocorre mais que três vezes na semana por um período de três meses ou mais.


O Psiquiatra irá avaliar o tipo de insônia e as possíveis causas mais comuns de cada tipo. O tratamento envolve abordagens não farmacológicas como a higiene do sono e por vezes abordagens farmacológicas também.

HIGIENE DO SONO

Higiene do sono é um termo que descreve o conjunto de hábitos e comportamentos que promovem um sono ininterrupto e restaurativo. 

Utilizar e otimizar os padrões biológicos para um ciclo saudável de sono-vigília, incluindo gatilhos circadianos e homeostáticos, é fundamental. Abaixo seguem 10 recomendações para a realização da sua higiene do sono.

  1. Tenha um ambiente no quarto que suporte o sono adequado. Cama e travesseiros confortáveis, temperatura agradável, não tenha televisão no quarto, diminua possíveis ruídos.
  2. Realize rotinas e rituais relaxantes antes de dormir. Exemplos incluem leitura, meditação, fazer palavras cruzadas, tomar um banho quente.
  3. Tenha uma hora regular para dormir e se levantar. Coloque o alarme para despertar sempre no mesmo horário.
  4. Limite o uso de telas que emitem luz (celular, televisão, tabet)
  5. Não faça cochilos ao longo dia. Se for necessário, limite em no máximo 30 minutos
  6. Se não conseguir pegar no sono depois de 20 minutos, vá para fora do seu quarto e faça algo relaxante, como meditar ou ler. Retorne para cama apenas no momento em que tiver sono novamente.
  7. Não consuma cafeína nas 6 horas que antecedem a hora de dormir. As substâncias mais comuns que contém cafeína incluem café, chá e refrigerantes. 
  8. Evite atividade física nas 6 horas que antecedem a hora de dormir
  9. Use a cama exclusivamente para dormir ou sexo. Não utilize a cama para assistir televisão ou se alimentar.
  10. Faça atividade física de forma regular, porém no turno da manhã ou tarde, nunca no turno da noite.


No
TREINAMENTO EM MINDFULNESS – Programa de 5 Semanas Individual Personalizado são ensinadas práticas que podem ser utilizadas à noite para ajudar no tratamento da insônia. Clique AQUI para saber mais.

Mais Artigos

A abordagem da Psiquiatria Integrativa considera a pessoa como um todo, avaliando diferentes dimensões que afetam o bem-estar e o funcionamento ótimo

As últimas duas décadas presenciaram um aumento exponencial nas pesquisas científicas e no interesse popular por Mindfulness, muitas vezes traduzido para o

× Agendar Consulta