Psiquiatria Integrativa

A abordagem da Psiquiatria Integrativa considera a pessoa como um todo, avaliando diferentes dimensões que afetam o bem-estar e o funcionamento ótimo do ser humano. Além dos sintomas, o Psiquiatra avalia fatores que podem contribuir para a saúde do cérebro e da mente, como aspectos biológicos, psicológicos, interpessoais, comportamentais, nutricionais e ambientais.

PRINCÍPIOS

A Psiquiatria Integrativa deriva da Medicina Integrativa, paradigma clínico centrado no paciente, levando em conta todos os aspectos do estilo de vida da pessoa e na promoção da sua saúde. Aluns princípios da Medicina Integrativa são:

• Médico e paciente são parceiros no processo
  • Modalidades terapêuticas devem ser efetivas e seguras
  • Intervenções menos invasivas devem ser consideradas quando possível

OBJETIVOS

Paralelamente ao tratamento, a promoção da saúde e bem-estar e prevenção de desequilíbrios são aspectos importantes. Em outras palavras, os objetivos da Psiquiatria Integrativa incluem, além da melhora dos sintomas, o cultivo da saúde mental e da qualidade de vida de uma forma ampla.

Por exemplo, se uma pessoa apresenta sintomas de ansiedade, o objetivo é reduzir os sintomas de ansiedade e também o cultivo do bem-estar e saúde mental para o ótimo funcionamento de seu cérebro e mente.

Os melhores resultados são obtidos através da combinação da excelência científica com uma relação humana, baseada no acolhimento, empatia e de forma colaborativa, com a participação do paciente na escolha das modalidades terapêuticas.

Para saber mais sobre modalidades terapêuticas clique AQUI.

As últimas duas décadas presenciaram um aumento exponencial nas pesquisas científicas e no interesse popular por Mindfulness, muitas vezes traduzido para o